Livro Completo

DOWNLOAD

Tamanho 28 MB

Tamanho 18 MB
   

Física em Casa
Alessandra Riposati, Luiz Antônio O. Nunes





























A história tem nos mostrado que o homem sempre procurou aprimorar os seus meios de comunicação. Tal anseio reflete a necessidade do ser humano em procurar informações e compartilhá-las com seus semelhantes. Por essa razão, entramos no século XXI dominados pelos meios de comunicação como: a televisão, o livro, o rádio e a internet. Nesse contexto, ainda perdura a extrema importância e eficácia do livro como destaque na formação do intelecto das pessoas, pela vantagem de guardar lembranças que o tempo não destrói, por divulgar informações a pessoas separadas no espaço e no tempo, e pela flexibilidade de ser transportado para todos os lugares.
Na época em que vivemos, os livros encontrados para o ensino de ciências podem ser analisados sob os aspectos didáticos ou paradidáticos. Os primeiros são utilizados como guia pelos professores, sendo ainda empregados como principal instrumento para as atividades desenvolvidas em sala de aula. Os profissionais da área o selecionam como um livro que contém o conteúdo básico desejável para ministrar a disciplina a que se propõe oferecer. Já os alunos o acompanham como fonte essencial para seus estudos. Portanto, não é exagero defini-los, como PAIVA (2001) o faz de, “manual do conhecimento”. Quanto aos livros paradidáticos, estes são utilizados como apoio aos livros didáticos, explorando temas de maneira aprazível e aprofundada, visto que, o conhecimento a ser transferido normalmente não emprega um formalismo matemático e sim, a discussão dos conceitos.

O livro é apresentado por meio de uma narrativa ficcional, na qual estão inseridos experimentos simples e de baixo custo, onde foram priorizadas as interpretações dos fenômenos físicos ocorridos nos mesmos. A narrativa composta por quatro adolescentes pode ser assim resumida: os jovens são incentivados a desvendar os mistérios da física por um site, denominado LUIZ ANTONIO RESPONDE. Esse site, por sua vez, conduzirá toda a trama, aguçando a curiosidade dos garotos com atividades simples e de baixo custo. Na busca para o entendimento dessas atividades, eles descobrirão fatos históricos relacionados aos tópicos abordados, compreenderão alguns fenômenos que estão presentes no cotidiano, aprenderão a procurar informações, bem como os conceitos físicos envolvidos nas experiências.
É importante ressaltar que os livros formam uma seqüência: “O enigma de Tales de Mileto”, “As aventuras de Pedro” e “Blackout”, embora possam ser lidos independentemente.
Outro aspecto relevante a ser considerado é a real existência do site, que é dispensável para o entendimento do conteúdo dos livros. De maneira geral, o objetivo da inclusão do site é mostrar a viabilidade de tal procedimento e futuramente pretendemos implementá-lo realmente, com o intuito de proporcionar ao leitor outra fonte de informações.
Na elaboração do conteúdo dessa obra, fomos cautelosos quanto aos experimentos propostos, os quais foram rigorosamente testados, evitando dessa maneira, a frustração do leitor diante do fracasso da experiência. Alertamos, entretanto, que o leitor precisará trabalhar com afinco e prazer, para obter o sucesso necessário. O livro também incentiva a construção de experimentos, pois acreditamos que essa prática seja um estímulo à criatividade.


Descrição dos Livros
 

Eletrostática
O Enigma de Tales de Mileto

“O Enigma de Tales de Mileto” e tem como tema a Eletrostática. O enredo principia no encontro das personagens em uma lanchonete e, em determinado momento da conversa, Tales, o mais novo do grupo, conta que na noite anterior estava navegando na internet e por acaso encontrou a biografia de um filósofo chamado Tales de Mileto. Devido à identificação com seu nome, Tales pesquisou o assunto e, para sua surpresa, encontrou um fenômeno intrigante; o filósofo havia atritado um pedaço de âmbar com pele de animal, o qual adquiriu a propriedade de atrair objetos leves. Entretanto, a história limitava a demonstração dos fatos, sem qualquer explicação.
Os garotos, interessados naquela história, resolvem verificar sua veracidade. Então atritam canudos plásticos com papel higiênico e comprovam que realmente os canudos atraíam pequenos pedaços de papel higiênico, mas eles não conseguem explicar a ação de uma força sem contato. Como solução procuram um site de física, chamado LUIZ ANTONIO RESPONDE que esclarece dúvidas concernentes aos conceitos de física. A fim de estimular ainda mais os garotos o site propõe um outro experimento, com resultado inverso, ou seja, força de repulsão, supondo que assim eles seriam capazes de responder aquela dúvida.
Contudo mais dúvidas surgiram. Eles não entendiam o que causava aquela força que ora atraia e ora repele os objetos, e retornaram ao site. Luiz Antônio vendo ser impossível os garotos entenderem sozinhos os conceitos envolvidos naquelas atividades, fornece-lhes uma breve explicação.
A partir daí, os garotos começam a se questionar sobre os fenômenos eletrostáticos e surgem dúvidas quanto à detecção das cargas. Com o conhecimento em física que possuíam, não conseguiram visualizar esclarecimentos para os fatos. Recorrem novamente ao site que os ensina a construir um pêndulo eletrostático. Muito empolgados com o experimento, procuram informações em livros e descobrem o procedimento da construção de um eletroscópio de folhas. Durante a discussão dos conceitos envolvidos no experimento, eles se questionam sobre a eletrização e, após uma consulta ao site aprendem, a eletrizar um objeto por indução, a partir de uma atividade. Em meio a essas discussões os garotos consultando o site, os livros e um professor de física, lentamente vão desvendando o mundo da eletrostática.
Assim apresentado, ao fazer a leitura do livro, o leitor, obterá conhecimento acerca de: processos de eletrização; lei da conservação da carga elétrica; quantização da carga elétrica; força de Coulomb; conceito de campo de força; efeito do poder das pontas; blindagem eletrostática (Lei de Gauss), assim como, a inserção desses tópicos em contexto histórico.
Por fim, inserimos o princípio de funcionamento da fotocopiadora Xerox. A justificativa dessa escolha centra-se na sua atualidade e, acima de tudo, o fato dela estabelecer uma ligação entre conceitos científicos e sua aplicação tecnológica.
A narrativa termina com última pergunta deixada por Pedro “Existe uma relação entre os conceitos aprendidos nas experiências e a eletricidade responsável por manter as lâmpadas acesas”.


DOWNLOAD

Tamanho do arquivo : 8 MB Tamanho do arquivo : 4 MB

voltar ao topo

Eletricidade
As Aventuras de Pedro

“As Aventuras de Pedro”, exploramos o tema eletricidade dinâmica, por meio de uma a narrativa, a qual pode ser assim resumida: Pedro relata aos colegas histórias interessantes obtidas em um museu de ciências em São Carlos, o “CDCC” (Centro de Divulgação Científica e Cultural). Em meio às várias histórias, ele relembrou a pergunta feita na ultima vez que se encontraram, mas seus amigos já não se lembravam. Pedro então os recorda e propõe um experimento, no qual é pedido para acenderem uma lâmpada fluorescente com canudos eletrizados. Os garotos ficam impressionados com o resultado, e surgem vários questionamentos, como o que haveria dentro da lâmpada. Pedro responde a todas perguntas com bastante clareza. Depois de várias discussões, concordam que não é nada prático acender uma lâmpada com canudos eletrizados, e Marcelo propõe que os canudos sejam substituídos por uma pilha. Para surpresa de todos, Pedro entrega o procedimento que ensina como construir pilhas.
Primeiramente eles constroem alguns materiais que serão reutilizados em todas as atividades e em seguida montam uma pilha utilizando como solução o vinagre. Para comprovar que a pilha realmente funciona, eles utilizam um led. A partir daí, são gerados novos questionamentos e discussões sobre o funcionamento da pilha e do led, sendo que algumas perguntas serão respondidas por Pedro e outras pelo site LUIZ ANTONIO RESPONDE. Julgamos ser viável a utilização desse experimento, em virtude de tratar da questão da interdisciplinaridade, pois mostra o elo entre a química e a física. Além disso, no transcorrer da narrativa os adolescentes se questionam sobre os fenômenos naturais e, na busca de tentar desvendar o mundo que os cercam eles se contagiarão pela eletricidade.
Mediante a leitura desse livro é possível a compreensão dos conceitos de diferença de potencial, de resistência elétrica, de corrente elétrica, da lei de Ohm e de resistores não ôhmicos, tomando como exemplo resistores dependentes da temperatura “NTC” e da luz “LDR”, sendo todos esses conceitos exemplificados com experiências. No meio da narrativa são inseridos dados históricos pelas personagens.
Considerando que é importante que o leitor perceba o elo entre a evolução científica e tecnologia, finalizamos a obra com circuitos que utilizam dispositivos cuja condução elétrica é controlada externamente, tais como: LDR, NTC e transistor.

DOWNLOAD

Tamanho o arquivo : 15 MB Tamanho o arquivo : 6 MB

voltar ao topo

Eletromagnetismo
Blackout

“Blackout” tem como tema o eletromagnetismo. A narrativa tem início, com a interrupção da energia elétrica no dia do aniversário de Tales. Impressionado com o susto por achar que sua festa não aconteceria, o garoto em meio aos colegas conta o ocorrido. Daí surge uma discussão sobre a geração de energia elétrica, que será esclarecida por Patrícia, com um trabalho feito por ela, acerca desse assunto.
Após o entendimento sobre as formas de geração de energia elétrica, surge a dúvida sobre o funcionamento do gerador. Como solução para o problema recorrem ao site LUIZ ANTONIO RESPONDE, que propõe a construção de uma pilha, com o objetivo de mostrar o processo de transformação de energia e, uma das mais importantes leis da ciência a lei da conservação de energia. Contudo, a experiência não foi suficiente para o entendimento do funcionamento do gerador. E, na busca incessante pelo entendimento dessa máquina, os garotos aprenderão por meio de experimentos o que são: processos de transformação da energia; lei da conservação da energia; propriedades dos ímãs; não existência de monopolo magnético; linhas de campo magnético; indução magnética (lei de Faraday); principio de funcionamento da bússola; desmagnetização; corrente elétrica gera campo magnético;
É importante relembrar que todos esses conceitos são acompanhados pela introdução de dados históricos no decorrer da narrativa pelas personagens.
A narrativa termina com uma viagem à Estação Ciência, onde eles puderam aprender como funciona o motor elétrico e algumas aplicações tecnológicas do eletromagnetismo tais como o principio de funcionamento do gravador de fitas e do cartão magnético.


DOWNLOAD

Tamanho o arquivo : 13 MB Tamanho o arquivo : 9 MB

voltar ao topo

 


Livro


EPTV

Antena Paulista